“A música é a nossa arma! A música é o futuro! A música é a arma do futuro!”
Estas frases certamente são as frases mais impactantes ditas por Fela Kuti.
Estas palavras assim como a maioria pronunciadas em suas músicas são uma injeção de ânimo e coragem para viver, revolucionar e entregar-se à música, feita com a alma, bem lapidada, com sentido poético, musical e rebeldia acima de tudo. Fela Anikulapo Kuti é, possivelmente o músico mais importante e conhecido oriundo do continente africano. Seu estilo musical intitulado Afro – Beat, é uma fusão de diversos ritmos tocados nos países com raízes e decententes africanos, e de sons traducionais da Africa com o Jazz dos negros Norte – americanos. Dessa fusão nasce um tipo de som capaz de mover qualquer ser vivo, justamente por conter ritmos que aguçam os sentidos, como faziam os negros africanos ao tocarem seus tambores durante ritos espirituais.
Uma das pricipais características da música produzida por Fela é o tempo da maioria das músicas. Com uma introdução emvolvente que remete o ouvinte ao centro da música, ele prepara o espírto e o corpo de quem ouve, e faz desligar- se de possíveis medos exteriores, faz-nos mexer o corpo involuntariamente, sincronizando-nos com a música, que tem um fundo melódico muito sofisticado.
Fela canatava em Iorubás, e mesclava com o inglês, podendo assim espalhar sua música para grande parte do continente africano. Foi o músico que mais incomodou a governo nigeriano da época, pois tinha uma grande aceitação popular no pais. Ele chegou a declarar a casa onde vivia na periferia de Lagos, capital nogeriana, independente do estado da Nigéria, levando o governo a fazer incursões que tirariam a vida de sua mãe e deixando a sua própria vida em perigo No Brasil foi lançada em 2011, pelo cubano Carlos Moore em 1982, e publicada pela Editora Mandyala sob o título “Fela, esta vida puta”. Também é possível conhecer um pouco da vida do músico no site Wikipédia, e através de um documentário dirigido pelos franceses Stephane Tchal-Gadjieff, Jean Jacques, disponível integralmente no youtube.
Abaixo as informações sobre o documentário sobre a vida de Fela Kuti. Misturando depoimentos do próprio Kuti, morto por complicações decorrentes de Aids em 1997, com outros de suas esposas e cenas jornalísticas dos confrontos entre o Exército nigeriano e os civis, Music Is the Weapon serve tanto como um registro das performances do autor de International Thief Thief, Gentleman e No Agreement, regadas a funk, jazz e umbanda, quanto como um panorama histórico da resistência de parte da população africana à invasão das multinacionais da era Tatcher e Reagan. “Não queremos diplomatas, não queremos marxismo, não queremos leninismo, nem capitalismo. Tudo o que precisamos se resume ao africanismo”, declara em um dos trechos do documentário o músico, que, em 1979 fundou o seu próprio partido, o Movement of the People (Movimento Popular), para tentar disputar eleições presidenciais.
Gênero: Documentário
Diretor: Stephane Tchal-Gadjieff, Jean Jacques Duração: 52 minutos Ano de Lançamento: 1982
País de Origem: França
Idioma do Áudio: Inglês/Iorubá
Fonte: http://makingoff.org/
pt.wikipedia.org