Francisco Tenório Cerqueira Júnior, mais conhecido como Tenório Jr. (Rio de Janeiro, 4 de julho de 1941 – Buenos Aires, 27 de março de 1976) foi um pianista de samba-jazz, bastante ativo nos anos 1970. Nasceu e cresceu no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro, e foi posto como grande músico entre os maiores artistas da Bossa Nova na época, e ainda é referência para as novas gerações do samba – jazz bossa.
Desapareceu em 1976, em Buenos Aires, seis dias antes do golpe militar que derrubou a presidenta Isabelita Perón, na Argentina. Seu desaparecimento mobilizou uma grande parcela da classe artística na época. Entre estes artistas, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Toquinho e Ferreira Gullar.
Na ocasião, o pianista acompanhava os músicos Vinícius de Moraes e Toquinho em duas apresentações no teatro Gran Rex, em Buenos Aires. No dia 18 de março daquele ano, Tenório desceu de seu quarto no hotel Normandie na Avenida Corrientes e deixou um bilhete na porta de
Vinícius. “Vou sair para comer um sanduíche e comprar um remédio. Volto logo”. Nunca voltou.
Álbuns
Seu único álbum gravado foi o Embalo, em 1964.
Acerca de Tenório
Depois do sucesso da animação Chico Y Rita, o cineasta espanhol Fernando Trueba pretende repetir a dose. Dessa vez, será sobre a vida do Pianista Brasileiro Tenório Jr. Tenório sumiu na Argentina durante uma turnê que participava com Vinícius de Moraes e Toquinho, sob circunstâncias no mínimo estranhas. Tomara que o filme sobre a vida desse brilhante músico seja mais conhecida e inspire muitos de nós á combater sempre atos de desumanidade como os que aconteceram nesse período sombrio da história da América do Sul.
Eis aqui um trechinho de um vídeo que fala do misterioso desaparecimento de Tenório Jr.
No filme Os desafinados, de Walter Lima Jr., o “desaparecimento” de Tenório Jr., é abordado. Nesse filme Rodrigo Santoro faz o papel do personagem na ficção.
Uma imagem rara de Tenório na TV Cultura:
Abaixo dois sons do disco embalo, este lindo álbum, recheado de boas composições.
Mais uma das músicas do álbum acima denominado.
Tenório não tinha envolvimento com movimentos políticos, no entanto foi torturado e morto por um regime totalitário deixando quatro filhos e a esposa Carmen Cerqueira, então grávida de oito meses. Na época de seu desaparecimento ele tinha 35 anos.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Ten%C3%B3rio_J%C3%BAnior
http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/03/sequestrador-de-tenorio-jr-sera-extraditado-hoje-para-argentina