Você está visualizando atualmente 5 Grandes Divas brasileiras do Jazz

5 Grandes Divas brasileiras do Jazz

Nosso artigo da semana falará sobre as cantoras brasileiras de jazz, de todas as épocas, incluíndo as cantoras da atualidade. Obviamente não seria possível mencionar todas as artistas que gostariamos, por exemplo, Tânia Maria, Juçara Marçal, Elis Regina, e muitas tantas… A intenção é explorar um pouco da vida de algumas que estiveram com nomes importantes da música, como Santana, Chick Korea, Tom, Nana Vasconselos e o grande Hermeto. Então nossos critérios se baseiam no fato de que algumas cantoras são pouco conhecidadas do grande público, o que é o caso da Ithamara Koorax.

Leny_Andrade

1- Leny Andrade

Pra começar essa aventura gostosa percorremos brevemente a vida de uma cantora pouco conhecida pelos brasileiros, ou por alguns que não fazem parte do mundo do jazz. Após consultar o Wikipédia e outras fontes, constatamos que sua discografia é composta por uma quantidade enorme de discos, em parcerias, solo, em diferentes gravadoras. Ela se chama Leny Andrade.

Leny Andrade nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro de 1943, viveu no México, nos Estados Unidos e na Europa. Em seus concertos também cantou canções de João Gilberto como “saudade fez um samba em seu lugar”. Começou profissionalmente após participar de programas de calouros em rádios, como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves, cantou com o trio de Sérgio Mendes.

Vamos conferir um de seus muitos concertos, este aconteceu no Teatro Rival situado no Rio de Janeiro.

Elza-Soares2

2- Elza Soares

A próxima diva, é uma das maiores cantoras latino-americanas. Entre suas inúmeras qualidades estão a voz rouca, a presença de palco e a capacidade de interpretar e de formar banda que lhe da talvez junto a cantoras como Elis Regina o título de « maiores cantoras do Brasil ». Estamos falando dela, de Elza Soares meus caros leitores.

Elza Conceição Soares, ou Elza Soares como é mais conhecida nasceu no dia 23 de junho de 1937 é ouriunda do Rio de Janeiro, foi casada com o jogador Garrincha, e é considerada uma das principais cantoras, intérpretes e compositoras brasileiras.

O inicio de sua carreira se deu no show de calouros apresentado por Ary Barroso. Um dos seus maiores sussessos foi a canção mais que nada de Jorge Ben.

Ela gravou e cantou com os grandes nomes da música brasileira tais como Miltinho, Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Chico Buarque.

Em 1999, a Rádio BBC Londres a elegeu como a cantora brasileira do milênio. A escolha se deve ao projeto”The Millennium Concerts”, da rádio inglesa, feito para festejar a chegada do ano 2000.

Em 2003 foi indicada ao Grammy Latino como o melhor albúm de música popular brasileira com o disco “Do Cóccix até o Pescoço” foi indicada a outros e venceu alguns. Em 2016 foi indicada ao Grammy Latino nas categorias de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a faixa “Maria da Vila Matilde” e ganhou o Grammy de Melhor Albúm de Música Popular Brasileira com o Albúm “A Mulher do Fim do Mundo”.

Confira aqui a canção que da título ao Albúm “A Mulher do Fim do Mundo”, vencedor do Grammy Latino 2016.

Ithamara Koorax

3 – Ithamara Koorax

Em nossa seleção, mais desconhecida do grande público: Ithamara Koorax. Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, no 28 de abril de 1965. É cantora de clássico e de jazz. Recebeu de alguns críticos e de algumas revistas americanas a menção de uma das melhores cantoras de jazz do mundo. Ela tem como madrinha artística niguem menos que Elizeth Cardoso, com quem realizou alguns shows e gravações, além de outros nomes importantes para a música, tais como: Marcel Powell, Eijiro Nakagawa, Takeshi Yamaguchi, Cristóvão Bastos, Eloir de Moraes, Paulo Moura, Milton Banana Tom Jobim, Luiz Bonfa, Ron Carter, Larry Coryell, John McLaughlin, Gonzalo Rubalcaba, Dom Um Romão, Raul de Souza, João Donato, Robertinho Silva, Luiz Alves, Hermeto Pascoal, Eumir Deodato, Jay Berliner entre outros artistas importantes.

Depois de escutar algumas coisas selecionamos um disco de 2007 – Brazilian Butterfly

Neste album há reprises como “Canxangá” composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, canção que fez sucesso na voz de Elis Regina, uma das cantoras mais completas da história da música Brasileira.

Eliane Elias

4 – Eliane Elias

Outra grande cantora que não poderíamos deixa de mencionar é a grande e magnífica Eliane Elias.
Ela paulistana, tem 57 anos e faz muitas turnês pela Europa. Nasceu no dia 25 de Agosto de 1960. Começou bem a estudar piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM) com um integrante do Zimbo Trio, o grande pianista Amilton Godoy.

Gravou muitos discos, entre eles um dueto com Herbie Hancock, também gravou um lindo disco onde toca canções de Tom Jobim, este disco se chama “Plays Jobim”, lançado em 1989, e é ele um dos dois selecionados pelo Dentadura Postiça para homenagear esta talentosa pianista. Confira aqui em baixo!

Eliane gravou um disco em 1983 após ser convidada a se juntar à banda Steps Ahead e atualmente é casada com o baixista de sua banda, o músico Randy Brecker.

Com seu talento, em 2016, lança o albúm “Made in Brazil”, ganhou o Gramy Awards na categoria de melhor albúm de jazz latino.

E pra fechar nossa breve abordagem sobre a vida dessa maravilhosa pianista e cantora, compartilharemos com vocês, um show dela na edição de 2014 do “Jazz a Vienne”, onde canta Jobim, João Gilberto, e Gilberto Gil. Bom passeio sonoro à todos!

Flora Purim

5 – Flora Purim

E para fechar uma grande cantora, eterna companheira de um dos maiores percussionistas brasileiros e do jazz fusion. Nossa diva Flora Purim.

Flora nasceu em 06 de março de 1942 no Rio de Janeiro. Filha de pai pianista e de mãe também pianista, embora tocasse amadoramente, Flora nasceu num ambiente cercado pelo espírito musical, sendo este fato talvez um fator que contribuiu para que ela viesse a ser cantora e encantar à todos, aqui e pelo mundo à fora.

Flora mudou-se para a California(EUA) no finalzinho dos anos 60, e alguns anos mais tarde casou-se com Airto Moreira, que tocou com um dos maiores intrumentistas e jazzistas de todos os tempos: Miles Davis. Chegou a ser presa nos EUA sob a acusação de porte de drogas; fez parcerias com figuras como Gil Evans, Stan Gets, e integrou o grupo Return to Forever o qual fazia parte os músicos Chick Corea, Stanley Clarck, e Airto Moreira…

Confiram aqui um som desse grupo, Sometime Ago:

Confiram outro vídeo onde participam Nana Vasconselos e Eliane Elias

Ainda sobre Flora Purim, nos anos 70, entre 1974 e 1977 foi eleita por críticos quatro vezes consecutivas como a melhor cantora de jazz dos Estados Unidos.

Caros amigos, terminamos aqui nosso passeio anseiando vos levar informações preciosas sobre a música brasileira e do mundo. O Dentadura Postiça agradece a atenção.

 

Referências

http://www.billboard.com.br/noticias/veja-a-lista-completa-dos-ganhadores-do-premio-multishow-2016/
1. http://gshow.globo.com/Musica/noticia/paula-fernandes-leva-grammy-latino-de-melhor-album-de-musica-sertaneja.ghtml
2. Adonay Ariza. «Eletronic samba: a música brasileira no contexto das tendências internacionais». Consultado em 11 de agosto de 2016
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elza_Soares

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leny_Andrade

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ithamara_Koorax

admin

Brésilien basé à Paris, Co-fondateur de la soirée TROPICALIENTE, créateur de la soirée FUNK-SE Paris (Funk - see ) Dj, producteur, poète, chercheur independent et rêveur. Çaravá a une formation de philosophie, et des formations de sommelier, de l'histoire du cinéma, de management artistique et culturel. La musique est son amour premier, elle est pour lui si necessaire que l'eau et le soleil.

Deixe um comentário